quinta-feira, 28 de junho de 2012

_Amizade:Eleva-nos para o céu!


                Thomas Merton disse no seu livro, Homem algum é uma ilha: "A amizade é a manifestação de Deus nas nossas vidas". Se nós pararmos e olhamos nossos verdadeiros amigos veremos o presente que Deus nos concedeu, pois amigos de verdade são poucos, porque são muito poucos no mundo, com quem temos tudo em comum.
                Não vale ser amigo de alguém se esse alguém não lhe "puxar pra cima" não te fazer aproximar-se de Deus. Necessitamos hoje não apenas de amigos verdadeiros, mas amigos que queiram a Verdade. São João Crisóstomo falava assim: "para certificar dos hábitos de alguém, basta saber com quem ele anda, já que os amigos ou são ou fazem-se semelhantes uns aos outros. E isso por duas causas: primeiro, porque um se esforça por imitar o outro para lhe ser agradável; segundo, porque o homem, como nota Sêneca, é inclinado a fazer o que vê os outros fazerem".
                Se andamos com santos,andamos com a santidade. Se andamos com o mal, andamos com a maldade. É dever nosso sabermos o que queremos ao nosso lado.
                Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. E como será lindo quando podermos dizer para outro amigo: “Eu não vou estranhar o céu... Sabe por quê? Porque ser seu amigo já me faz um pedaço dele”.
                Deus não nos fez para sermos sozinhos. Nascemos para conviver e conviver significa viver com o outro. Não percamos tempo!Vamos fazer de nossas amizades escadas rumo ao alto. Porque viver sozinho é viver o inferno, já dizia Victor Hugo: "o inferno esta todo na palavra solidão".

segunda-feira, 18 de junho de 2012

_A Morte só destrói o que é deste mundo


                Uma das coisas mais tristes que pode acontecer com um ser humano é ele se esquecer de onde veio, porque dessa forma, deixa de buscar a conversão.
                Lembrar-se de onde "caímos" nos coloca a referencia do céu como busca de voltar para ele. Se tiramos o céu, tiramos Deus, tiramos tudo.
                No passado, os homens falavam menos em viver a sua vida e mais em salvar sua alma. Não tinham tanta importância para os assuntos desse mundo, sejam eles políticos ou econômicos, mas tinham muito mais interesse pelas coisas sagradas.  Agora, a atração pelo céu foi relaxada e o apego do homem tornou-se ele mesmo. A procura de Deus, tornou-se procura do ter. E se no passado os ídolos eram os santos, hoje o ídolo é aquele que esta no poder.
                A morte só destrói o que é deste mundo e por isso que morrer tornou-se castigo, porque o viver na terra tornou-se mais belo do que viver a eternidade no céu. Perdeu-se o referencial cristão de que morrer é encontrar, de que no fim não será o homem, mas Deus.
                Margarida Hulshof disse em um de seus textos: "Se o amor, mesmo o amor humano, dá tantas consolações aqui, o que será o amor no céu? O que será esse formax ardens caritatis – forno ardente do amor?”.
                Por isso, como vai dizer um santo: "Aceita-a desde agora, generosamente..., quando Deus quiser..., como Deus quiser..., onde Deus quiser. Não duvides; virá no tempo, no lugar e do modo que mais convier..., enviada por teu Pai-Deus. – Bem-vinda seja a nossa irmã, a morte!”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

_Deus é derrotado!


                Deus é derrotado pelo amor. Deus fez-se pequeno para mostrar a grandeza de seu carinho por nós. De divino fez-se homem, de imortal  mortal, de infinito finito, de exaltado humilhado,tudo por amor e para o amor.Deus quer-nos mais bem do que nós mesmos podemos deseja-lo. A mãe mais amorosa é incapaz de amar com tal amor seu filho mais predileto.
           E Deus nunca cessará de amar-te. Mesmo nos teus momentos de mais negra ingratidão, nos momentos do teu pecado mais sombrio, Deus não parou de amar-te. Assim como a mãe de um filho afastado não cessa jamais de amar a criatura que saiu de sí, assim Deus jamais cessa de amar-te tal como és na realidade: a obra de suas mãos, a particular imagem de Si mesmo que tu representas. "Deus detestará o teu pecado, mas jamais te detestará a ti".
                Ele não se move por necessidade, mas por amor. O amor é a causa e também o propósito da ação de Deus. Há uma diferença entre Deus e você e é só no amor que essa diferença se nivela. Mas somente Deus pode entender esse amor e amar tão intensamente ao ser humano que é o desigual, pois sem a perfeita compreensão não estaríamos falando de Deus, vai dizer Kierkegaard.
               Deus nos ama no limite da loucura, no exagero da entrega. Por isso, falou um santo: "faça tudo por amor. Assim não haverá coisas pequenas, tudo será grande".

terça-feira, 12 de junho de 2012

_Tenho Sede de vós!


            Costuma-se afirmar que amor com amor se paga, mas com que amor se paga esse amor de Cristo? Como Senhor pagar por esse amor que derramas por mim no madeiro do amor? Como responder a esse chamado que tu me fazes de amar sem medida? Como meu Deus matar sua sede de mim, sendo eu água tão estragada e parada?
            Jesus no alto da Cruz disse: "Tenho sede!" Esse "sitio" que Jesus pronuncia é muito mais do que uma necessidade de água. São Lourenço dizia que essa sede nascia do fogo do amor que Jesus sentia por nós. Até o fim Jesus amou e queria amar mais, sentia ainda mais sede, mais vontade, de doar-se por você, pois para Deus só a um impossível: deixar de te amar.
            Então como matar a sede de Deus por mim? Vivendo para amar. Deixando-se amar, crendo que o amor vencerá! Consagrando o meu amor inteiramente a Ele. Esse amor limitado, pequeno, às vezes mesquinho, mas que aos olhos de Deus pode transformar-se em amor sem medidas.
            Se não se der a Jesus todo o coração, não se Lhe deu nada. Isso é inteiramente verdade, porque nosso coração já é em si muito pequeno para amar dignamente a um Deus que merece um amor infinito; e esse pequeno coração deveria ainda ser dividido entre Deus e as criaturas?
            Não há como amar a Deus se todo o nosso ser não querer o amor. A decisão tem que ser única, inteira, completa. A consagração a Deus não acontece em partes, mas no corpo e no espírito, na alma e na carne. Meus olhos, minha voz, meu entendimento, meu coração, minhas limitações, minhas ações, meus medos, tudo colocado no fogo transformador do Espírito de Deus.
            E como será lindo chegar diante do ato supremo do amor, a Eucaristia, e poder pronunciar as mesmas palavras do Salvador: "Tudo esta consumado". Tudo me dei, tudo me fiz, tudo consagrei, porque o meu Deus Tudo me deu.
            Viver para amar é já experimentar o céu na terra”. Viva para amar, como Cristo morreu por te amar.        

sábado, 9 de junho de 2012

_Morreu por você.


                "A morte foi o principal momento pelo qual Cristo viveu, ela foi também a única coisa pela qual Ele quis ser lembrado.  Jesus não pediu aos homens que registrassem as suas palavras numa escritura, nem tão pouco que a sua bondade para com os pobres ficasse gravado na história,mas pediu que os homens recordassem a sua morte. Para que essa memória não fosse entregue ao acaso das narrativas humanas. Ele próprio instituiu a maneira como deveria ser lembrada".
                Esta memória aconteceu na noite anterior a sua morte e por isso chama-se: Ultima ceia.  Tomando o pão em suas mãos, Jesus disse: “Este é o meu Corpo que se dá por vós, fazei isto em memória de Mim”. Depois tomou o cálice, da mesma maneira e disse: “Este é o cálice do meu Sangue que será derramado por vós”.
                A morte é sempre importante  porque sela um destino e o destino de Cristo foi selado por nós no amor. O selo da memória de Deus foi o todo do amor por cada um de nós.
               "O ato mais sublime da história de Cristo foi a Sua Morte" vai dizer um bispo americano.  Por isso não se desespere quando o limitado amor do humano querer falar mais alto do que o ilimitado do amor de Deus em sua vida. Ele não morreu em vão! Morreu por amor especial há você.
                No fim de tudo, depois que tudo passar, tudo se acalmar, tudo acontecer, nós vamos perceber que dês do principio da história era entre você e Ele.

terça-feira, 5 de junho de 2012

_Eu vivo para pensar em você!


            Na cruz Jesus diz: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?" E ele abandonado na sua paixão, comenta Simão de Cassia, serviu para que nós não ficássemos abandonados nos pecados por nós cometidos.
                A força que São Paulo tinha em amar Jesus concentrava-se em pensar que Ele quis morrer não somente por todos em geral, mas também por ele em particular. Tanto é que ele vai dizer na carta aos gálatas: "Ele me amou e se entregou a si mesmo por mim". (Gl 2,20). Deus ama cada homem em particular com o mesmo amor com que ama o mundo universo.  
                Jesus te ama pessoalmente, unicamente, com toda a força que Ele possui. Não houve e não há maior amor, do que aquele que Deus colocou em você. Mas crer que Ele nos ama ao ponto da Cruz, no máximo da morte, torna-se nos tempos de hoje, apenas memória.
                Precisamos urgentemente acreditar, ter fé, que naquela cruz de dois mil anos atrás, você já estava sendo amado plenamente pelo sagrado coração de Jesus.  No alto do madeiro, Ele amou o passado, o presente e o futuro. Amou por completo a cada um.
                "Jesus se fez maldito na cruz para que tu fosses bem-aventurado no reino de Deus" vai dizer Santo Ambrósio admirando a Paixão de Cristo.Por isso que se pensamos em nossos pecados, logo deveríamos ter medo, pois mereceríamos o castigo,mas, pensando na morte de Jesus, encontramos mais razão de esperar do que de temer, porque lá do alto, Ele pensou apenas em você.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

_O céu é logo!


                O caminho normal do cristão é a santidade. Querer outra coisa senão os céus é buscar algo fora do cristianismo, pois a santidade não é privilegio de uns poucos, mas sim uma necessidade de todos.
                Por isso, mais do que converter é necessário santificar-se, pois a conversão é levar a Deus, santificar é preencher-se com Deus.
                Não podemos querer o que o mundo quer, ou seja: uma igreja popular, uma religião popular, devido ao fato que a religião só é popular quando deixa de ser verdadeiramente religiosa. Um bispo americano falava: "A religião é, por sua própria natureza impopular".
                Sendo assim, temos nós também que buscar a essência da nossa própria fé que encontra-se escondida em Cristo Jesus e nisso forma-se a nossa igreja, mais do que doutrina, é uma Pessoa. Ela é a Mãe que nos gera, ensina, alimenta, acompanha, purifica e conduz até o céu.
                Ser santo, buscar a santidade é ter o céu por referencia, e o melhor caminho para se chegar a ele é dentro dos muros de uma religião verdadeira.
                Não percamos tempo na escolha, pois o céu é logo!

_Meditação_ Entregai a Deus seus tormentos