Thomas
Merton disse no seu livro, Homem algum é uma ilha: "A amizade é a
manifestação de Deus nas nossas vidas". Se nós pararmos e olhamos nossos
verdadeiros amigos veremos o presente que Deus nos concedeu, pois amigos de
verdade são poucos, porque são muito poucos no mundo, com quem temos tudo em
comum.
Não
vale ser amigo de alguém se esse alguém não lhe "puxar pra cima" não
te fazer aproximar-se de Deus. Necessitamos hoje não apenas de amigos verdadeiros,
mas amigos que queiram a Verdade. São João Crisóstomo falava assim: "para
certificar dos hábitos de alguém, basta saber com quem ele anda, já que os
amigos ou são ou fazem-se semelhantes uns aos outros. E isso por duas causas:
primeiro, porque um se esforça por imitar o outro para lhe ser agradável; segundo,
porque o homem, como nota Sêneca, é inclinado a fazer o que vê os outros
fazerem".
Se
andamos com santos,andamos com a santidade. Se andamos com o mal, andamos com a
maldade. É dever nosso sabermos o que queremos ao nosso lado.
Amizade
só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo
o seu começo. E como será lindo quando podermos dizer para outro amigo: “Eu não
vou estranhar o céu... Sabe por quê? Porque ser seu amigo já me faz um pedaço
dele”.
Deus
não nos fez para sermos sozinhos. Nascemos para conviver e conviver significa
viver com o outro. Não percamos tempo!Vamos fazer de nossas amizades escadas
rumo ao alto. Porque viver sozinho é viver o inferno, já dizia Victor Hugo: "o
inferno esta todo na palavra solidão".
