Deus
é derrotado pelo amor. Deus fez-se pequeno para mostrar a grandeza de seu
carinho por nós. De divino fez-se homem, de imortal mortal, de infinito finito, de exaltado
humilhado,tudo por amor e para o amor.Deus quer-nos mais bem do que nós mesmos
podemos deseja-lo. A mãe mais amorosa é incapaz de amar com tal amor seu filho
mais predileto.
E
Deus nunca cessará de amar-te. Mesmo nos teus momentos de mais negra
ingratidão, nos momentos do teu pecado mais sombrio, Deus não parou de amar-te.
Assim como a mãe de um filho afastado não cessa jamais de amar a criatura que
saiu de sí, assim Deus jamais cessa de amar-te tal como és na realidade: a obra
de suas mãos, a particular imagem de Si mesmo que tu representas. "Deus
detestará o teu pecado, mas jamais te detestará a ti".
Ele
não se move por necessidade, mas por amor. O amor é a causa e também o
propósito da ação de Deus. Há uma diferença entre Deus e você e é só no amor
que essa diferença se nivela. Mas somente Deus pode entender esse amor e amar
tão intensamente ao ser humano que é o desigual, pois sem a perfeita
compreensão não estaríamos falando de Deus, vai dizer Kierkegaard.
Deus
nos ama no limite da loucura, no exagero da entrega. Por isso, falou um santo: "faça tudo por amor. Assim não haverá coisas pequenas, tudo será
grande".
Nenhum comentário:
Postar um comentário