sábado, 26 de maio de 2012

_A Ação do Espirito Santo


            Qual o homem que, ao ouvir os nomes com os quais é designado o Espírito Santo, não eleva seu ânimo e o seu pensamento para a natureza divina? É chamado Espírito de Deus, Espírito da verdade que procede do Pai, Espírito de retidão, Espírito principal e, como nome próprio e peculiar, Espírito Santo.
            Volta-se para ele o olhar de todos os que buscam a santificação; para ele tende a aspiração de todos os que vivem segundo a virtude; é o seu sopro que os revigora e reanima para atingirem o fim natural e próprio para que foram feitos.
             Ele é fonte da santidade e luz da inteligência; é ele que dá, de si mesmo, uma certa iluminação à nossa razão natural para que encontre a verdade. Inacessível por sua natureza, torna-se acessível por sua bondade. Enche tudo com o seu poder,mas comunica-se apenas aos que são dignos; não a todos na mesma medida, mas distribuindo os seus dons em proporção da fé. Simples na essência, múltiplo nas manifestações do seu poder, está presente por inteiro em cada um, sem deixar de estar todo em todo lugar. Reparte-se e não sofre diminuição. Todos dele participam e permanece íntegro, à semelhança dos raios do sol que fazem sentir a cada um a sua luz benéfica como se fosse para ele só, e contudo iluminam a terra e o mar e se difundem pelo espaço.
            Assim é também o Espírito Santo: está presente em cada um dos que são capazes de recebê-lo,como se estivesse nele só, e, não obstante, dá a todos a totalidade da graça de que necessitam. Os que participam do Espírito recebem os seus dons na medida em que o permite a disposição de cada um, mas não na medida do poder do mesmo Espírito.
            Por ele, os corações são elevados ao alto, os fracos são conduzidos pela mão, os que progridem na virtude chegam à perfeição. Ele ilumina os que foram purificados de toda mancha e torna-os espirituais pela comunhão consigo.
            E como os corpos límpidos e transparentes, sob a ação da luz, se tornam também extraordinariamente brilhantes e irradiam um novo fulgor, da mesma forma também as almas que recebem o Espírito e são por ele iluminadas tornam-se espirituais e irradiam sobre os outros a graça que lhes foi dada.
             Dele procede a previsão do futuro, a inteligência dos mistérios, a compreensão das coisas ocultas, a distribuição dos carismas, a participação na vida do céu, a companhia os coros dos anjos. Dele nos vêm à alegria sem fim, a união constante e a semelhança com Deus; dele procede, enfim, o bem mais sublime que se pode desejar: o homem é divinizado.
(Leitura do Oficio de Terça-Feira da 7ª.Semana do Tempo Pascal – Segunda Leitura: Do tratado Sobre o Espírito Santo, de São Basílio Magno,Bispo)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

_Pentecostes_Corações maravilhados em Deus


A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

      
    Raniero Cantalamessa disse: Convido-vos a pensar em Cristo como em um palácio, em que, conforme alguém adentra, vai de maravilha em maravilha.
         Mergulhar nas profundezas desse Deus é nunca esgotar-se de maravilhar-se com tão maravilhosa obra.
      Nesse Pentecostes necessitamos de corações cheios das maravilhas do Senhor, com todos os detalhes que só o céu pode nos conceder.
    Precisamos nos encher desse amor transformador, que faz a inveja virar admiração, à falta de perdão em perdão, o ciúme ao amor sem medidas, o pecado pela vida, a terra pelo céu. Não há coisa tão difícil que a força do amor não supere, por isso naquilo que se ama, ou não sente o cansaço ou o próprio cansaço é amado, vai dizer Santo Agostinho.
         "Iluminai a nossa mente", esse é o pedido que deve brotar em nossos corações para que os nossos olhares possam começar a olhar tudo através da fenda das chagas de Cristo. Aqui se encontra a sabedoria do cristão: ver tudo tendo como medida a medida da cruz.
      Para sermos salvos devemos nos abandonar no amor. E somente o Espírito nos encoraja para tão grande e essencial decisão. Por isso, “faz o que Deus quer e quer o que Deus faz”.Abandona-se no Sagrado Coração.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

_Pentecostes_ Viver no Espirito é Viver para o céu!


Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

            Viver no Espírito Santo é como se pudéssemos comparar com a marcha de um barco a remo ou a vela. A remo, é preciso trabalhar com a força dos braços e dirigir o barco: mantemos o controle. Mas, a vela, se o vento sopra, não é mais necessário ou ao menos não é tão necessário fazer esforços, vai-se mais depressa e se fica menos fatigado.
            Viver no espírito é esforçar-se mais em viver para o céu do que para a terra. O nosso cansaço, tem que ser o cansaço dos santos, ou seja: a batalha pelas coisas lá do alto.
            Os dons do Espírito Santo são essas ferramentas, essas armas, que Deus nos concede para lutar cotidianamente em fazer a vontade do Senhor. O mais importante, a propósito do poder dos dons do Espírito Santo, não é compreendê-los ou explicar suas implicações, mas experimentá-los.
            Viver uma vida falando e não experimentando os dons é como uma doceira que faz os melhores bolos, os mais deliciosos, mas nunca teve a coragem de prova-los, sempre ficou com a opinião dos outros, mas com água na boca.
            Tenhamos a coragem de deixar de ouvir o que os outros provaram e nós mesmos provarmos dessa fonte de água vida, pois ser católico apostólico romano é fazer das palavras ação e da ação exemplos que geram palavras.
            Jesus quer incendiar a nossa vida, basta nós deixarmos o sopro do espírito arrastar as centelhas do fogo abrasador na palha seca que necessita ser queimada e transformada em orações que chegam aos céus.

terça-feira, 22 de maio de 2012

_Pentecostes_Ser participantes no cenáculo


Mais um momento com o Veni Criator:

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

              Deus não nos deixou sozinho, mas enviou seu espírito para nos acompanhar e nos dar as forças necessárias para nunca parar de caminhar, pois, segundo um padre: ser cristão é igual andar de bicicleta, se parar cai.
                O Canto do Veni Criator vai dizer que o Paraclito é fonte viva, é fogo, é amor, é unção divina e termina esse parágrafo dizendo: salutar. Ou seja, é remédio, remédio que consola e da alivio e também que edifica.
                Quantas vezes procuramos remédio em nossas prateleiras e até mesmo em consultórios para curar feridas que não precisam do material, mas do espiritual.
                Como que eu posso me dizer participantes do Pentecostes se eu não consigo perdoar um amigo?Se eu não consigo me aproximar daqueles que estão afastados? Olhar na cara de meus pais e dos meus filhos? Se eu não consigo viver a Palavra de Deus?
                Não tem como estar no Pentecostes e não estar nos mandamentos do Senhor,vivendo a sua lei: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo.15,12) e como Pedro mesmo disse após receber o "presente dos céus": “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.(At. 2,37)
                Aquele que recebeu o espírito de Deus busca em primeiro o perdão, a misericórdia, a conversão."Arrependei-vos..." Somente dando e recebendo perdão a força dessa água viva, desse fogo abrasador, se derrama em abundancia em nossas vidas.
                O Espírito é aquele que nos da á coragem para sermos cristãos autênticos, não de boca, mas de coração e pratica e essa vida começa com o perdão e a cura de nossas mais profundas feridas espirituais.
Sopra, sopra, sopra até o fim,
até que eu seja só o sopro do Espírito
soprando em mim.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

_Pentecostes, festa da Criação

Essa semana, veremos brevemente e de maneira bem simples o Veni Criator, paragrafo por paragrafo, fazendo uma breve meditação para nosso dia.



Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.



      Da mesma forma que Deus soprou nas narinas de Adão para lhe gerar vida, o Espírito Santo sopra no Pentecostes para nos fazer criaturas novas.
      O Papa vai dizer em uma de suas homilias que o Pentecostes é, também, a festa da criação. E para Ele nos criar necessitamos de sua permanência. Uma grandiosa obra não se faz de uma hora para outra, requer trabalho, sacrifícios, fé, ainda mais se esse empreendimento chama-se "eu".
      O problema não é a visita do Espírito Santo, isso é a solução. Mas acontece que deixamos Ele ir embora da mesma forma que chegou.
      Não precisamos de visitas, precisamos de morada, de sermos lares do espírito de Deus, pois a ultima coisa que nos queremos quando recebemos uma grande visita é a sua despedida. Da mesma forma: o espírito santo não tem que ser pessoa de fora, mas sim, pessoa de casa, gente da nossa família.
      Que nesse Pentecostes possamos encher os nossos corações com os dons celestes e acima de tudo, não esconde-los, mas coloca-lós em pratica. Os dons que Deus nos concede através do Paraclito devem ser exercitados e usamos sem medidas, pois são presentes de Deus para nós.

terça-feira, 15 de maio de 2012

_Onde nasce o Amor?


     O amor nasce do limite, da onde não se pode mais retirar forças, da última gota que podemos derramar, do ultimo passo que podemos dar, do ultimo perdão que podemos consentir, pois a medida do amor é amar sem medidas. E esse amor só nasce quando verdadeiramente encontramos o exagero.
     Os Santos foram homens que amaram no exagero. E amar da forma que os santos amaram é amar os defeitos, as limitações, as imperfeições, as incompreensões, as perseguições, mas tudo com os olhos voltados para o alto, devido ser de lá, que todo o amor necessário é derramado. Temos que dar até o ponto do sacrifício.
     Para ser autentico, o amor tem que nos custar. A Jesus muito nos custou nos amar. E ate a Deus custou amar, porque teve que dar: deu-nos seu Filho.
     Quando se decide por amar, há sempre a sensação de nunca poder dar bastante. Por mais preciosa que seja a dádiva, sempre lhe parece inferior ao que queria dar.
     Fulton Sheen lembrava, por exemplo, a questão de dar presentes: "As etiquetas do preço são arrancadas, porque desejamos não estabelecer proporção alguma entre a dádiva e necessidade de dar". Ou seja, amar é não ter medidas e como Deus é Amor, e Deus não possui medida, pois é infinito, a nossa maneira de viver tem que ser no exagero do amar.
     Se você fosse a ultima pessoa na terra depois de uma bomba atômica, Deus não poderia amar-te mais, pessoalmente, do que já te ama, pois Ele se deu inteiro por você dês do inicio.
     O Papa Bento XVI lembra-nos na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis - para completar o parágrafo acima - que: "Ele (Deus) será, por toda a eternidade, Aquele que nos amou por primeiro”.
     Por isso, volto a perguntar: "onde nasce o amor?" O amor nasce do próprio Amor, do primeiro Amor, do amor que nos ama e que possui um rosto, que viveu entre nós e que nos deixou uma prova de amor incalculável: Seu Corpo, seu sangue.
     "Só é capaz de amar verdadeiramente quem tem o céu como referencia”. Disse uma mulher defendendo o direito de amar a sua Igreja.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

_Tempo de Deus



        Jesus conhece o tempo de cada um para lhe propor os sonhos Dele. Pois, porque Jesus não chamou Mateus ao mesmo tempo que Pedro,e João, e os outros? Da mesma forma só veio à terra quando sentiu que os homens estavam dispostos a obedecer-lhe.Paulo, se recordarmos, só abraçou a cruz após a Ressurreição.
         Concluímos então que o tempo de Deus não passa pelo tempo nosso, porque só Deus sondando os nossos corações, penetrando no mais intimo da alma de cada um, sabe o momento em que estamos dispostos a aceitar o seu chamado.
      Mateus não foi chamado logo no principio, e não foi porque o coração dele ainda estava duro,mas depois de numerosos milagres, quando a fama de Jesus já tinha crescido, ele ao escutar o chamado do Mestre o segui-o.
   Quantas vezes não entendemos o tempo que Deus coloca em nossa vida, as questões que Ele levanta e aparentemente deixa-as sem resposta, quantas vezes parecem-nos que Deus quer testar a nossa paciência ao limite?
         Se nós nos preocupássemos mais com o agora, talvez seriamos mais felizes,pois a medida do nosso tempo é a eternidade e sendo a eternidade, não devemos nos prender a centelhas de instantes.
      Deus sabe o tempo certo para cada coisa (como vemos no chamado dos apóstolos) e nós devemos nos abandonar em sua providencia, querendo o que quereis, querendo porque o quereis, querendo como o quereis, querendo quando o queirais.
         Liev Tolstói escreve no seu livro Últimos Dias sobre a questão do que é importante na vida: A hora mais importante é agora, e ela é mais importante porque nela somos senhores de nós mesmos; e o homem mais importante é aquele com quem estamos agora, porque ninguém sabe se ele ainda estará com outra pessoa, e a coisa mais importante é fazer-lhe o bem, porque somente para isso foi dada a vida ao homem.
      Tudo o que existe e tudo o que acontece, dá testemunho da vontade de Deus. Vivamos a nossa vida na vida que Deus sonhou para nós.

terça-feira, 8 de maio de 2012

_"Eis que estou a porta e bato"(Ap 3,20)


       Por muito tempo eu acreditei que esse Jesus que batia a porta, vinha de fora para dentro. Era alguém distante que se aproximava da minha casa espiritual e pedia para entrar. Mas hoje, chego à conclusão que existe mais uma visão: Cristo não bate para entrar, e sim para sair.
       Quando se trata da primeira conversão,  Cristo esta fora e bate ás portas do coração, vai dizer o pregador da casa pontifícia, mas,quando se trata de sucessivas conversões,de um estado de graça em direção a outro mais elevado, ocorre o contrário: Cristo está dentro e bate às portas do coração para sair.       
       Explico em que sentido: No batismo, recebemos o Espírito de Cristo; este permanece em nós como seu templo, se não for expulso pelo pecado mortal. Mas pode ocorrer que este Espírito acabe prisioneiro de nós, dentro de um coração de pedra. Ou seja, não tem jeito de expandir-se, de encontrar os outros se nós não abrirmos as portas para Ele sair.
       Na Eucaristia nós abrimos a nossa boca para recebê-lo, mas fechamos o nosso coração para doa-lo aos outros. 
       Nós o aprisionamos, deixamos fechamos em volta dos muros da nossa mesquinhez e nos esquecemos que receber a Eucaristia é fazer-se missão, é ir ao encontro do outro e mostrar que fomos transfigurados, que encostamos no céu.
       Vamos a Santa Missa, mas não a levamos para nossa casa, para nosso trabalho, para nossos estudos, para nosso cotidiano. Tanto a Eucaristia quanto a Santa Missa ficam, na maioria das vezes, pressas ao nosso capricho.
       Devemos entender que ele não bate do lado de fora, mas de dentro, não quer entrar, mas sair e encontrar, pois o melhor modo de amar a si mesmo é amar os outros.
         

segunda-feira, 7 de maio de 2012

_Perdoar é ação, não emoção


                Aquele que não perdoa não descobriu o verdadeiro e profundo, repito, profundo mistério do amor de Deus. Pois muitas vezes nós conhecemos a superfície do oceano amoroso que é Deus e nos esquecemos que alem dele ser vasto ele é profundo e sendo profundo é necessário uma imersão incansável até onde nossas forças conseguirem chegar.
        Como nós não vamos perdoar os outros se o primeiro a ser perdoado fomos nós? Jesus nos perdoou primeiro. Tanto que o Papa vai nos lembrar na sua mensagem para o dia mundial de orações pelas vocações que estamos sempre atrasados no amor para com Deus, porque Ele nos amou primeiro.
       De que valeu a Cruz se nós não conseguimos pronunciar as mesmas palavras Dele no púlpito final: "Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem".
       Agora, aqueles que não perdoam possuem um amor egoísta, pois quando amamos assim, os nossos amigos só existem para que possamos ama-los e por tanto não conseguimos suportar o erro. Pensamos: "Ele nasceu para me amar, não para errar comigo". Mas se Deus tivesse tido esse mesmo pensamento que nós, que possuímos como pessoas egoístas que somos, nós ainda estaríamos nas trevas e não teríamos encontrado o céu.
     Se não houvesse o olhar do Pai, seus filhos, nós, ainda estaríamos presos e mergulhados na iniquidade. Deus viu o profundo, não se prendeu nas mesquinharias nossas nem parou o tempo no erro, mas viu o além, viu a nossa santidade empoeirada.
       Perdoar não está no sentimento, mas na ação do dizer. Porque muitos pensam que perdão é esquecimento, mas na verdade perdoar é amadurecimento.
       Perdoe como o Pai dos céus te perdoou através de seu Filho na cruz e sentirá o céu tocando na terra por alguns segundos, enquanto estiveres dizendo: Eu te perdoo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

_Deus investe em você!



      Diariamente Deus invente em nós! E investe sem medo, sem preocupar-se com riscos ou prejuízos, porque o amor dele é sem limites. Ele não preocupa-se com o seu pecado de amanha, Ele quer ver a graça no agora.
      Dificilmente nós investimos nos outros,depositamos nossas fichas em nome de alguém. Na maioria das vezes o meu investimento esta no melhor homem do mundo, no cristão mais perfeito, no mais sábio, no mais piedoso. Em mim mesmo.  Investir no outro na atualidade em que estamos é quebrar a lógica, sair dos paramentos e entrar no dinamismo do amor que brota da cruz.
      Deus não parou nos nossos pecados quando pensou em entregar seu Filho a nós. Pelo contrário, viu além, olhou com os olhos de cima e no ultimo momento, na cruz, no sofrimento, quando o "eu" deveria falar mais alto, ainda depositou toda sua fé em nós. Depois de ter entregado toda tua vida, todo o teu amor, ainda nos entrega a tua Mãe. "Eis a tua mãe". É como se Ele dissesse: "Eu ainda, depois de tudo que me fizeram, acredito em vocês".
      Digo tudo isso porque os talentos que nós possuímos vem do alto. Não são graças nossas, mas graças derramadas, ou seja, graças que vem de cima para baixo.
      Ame e use os seus talentos! Não os esconda! Porque os nossos talentos são investimentos de Deus para nossa santificação. Se você escreve, escreva para Deus; se você fala, fale para Deus; se você canta, cante para Deus. Todos esses presentes que vem do alto só tem sentido se forem usados. Jesus mesmo disse que não se acende uma luz para colocá-la debaixo da mesa, mas em cima. Onde você esta colocando os dons que Deus lhe concedeu?
      Repito para terminar: Deus investiu em você lhe entregando esses dons, mas tirá-los debaixo da mesa e usá-los, isso depende de você.