sexta-feira, 27 de julho de 2012

_Ser fruto,não folhas...


Se é verdade que a árvore é conhecida pelos seus frutos, também é verdade que ela pode ser conhecida pelas folhas. O engano consiste em aceitar que as folhas sejam equiparadas aos frutos, passando-se pelo que elas absolutamente não são. Assim também ocorre com a descoberta do amor. O amor pode também ser conhecido pelas palavras do amante,mas não é amor vivido.
              O problema se encontra justamente nos frutos. Hoje em dia ninguém quer dar fruto, ninguém quer Ser para o outro. Preferimos parar nas folhas porque as folhas são nossas, não precisamos dá-las a ninguém.  E mais, as folhas deixam a arvore bonita, dão boa aparência.
                Vivemos num mundo de cenários e nós como cristão, quantas vezes nos preocupamos apenas com as folhas, com aquilo que se vê de longe.
                A primavera é linda, mas é só chegar o outono e toda sua beleza cai por terra, e aquela arvore que de longe era perfeita e nos enchia os olhos de beleza, agora mostra-se como é na realidade: seca e sem vida. Não façamos primavera, porque primavera não da fruto,da beleza, da aparência. Só podemos considerar primavera se o outro experimentou do fruto que nós entregamos.
                Ser cristão e parar nas folhas é ser cristão pela metade. Não há cristianismo sem entrega e não há como você dizer que é do céu sem oferecer ao outro o seu melhor. Não se prenda aos olhos dos outros, dê algo de concreto para a vida deles. Alimente-os com o fruto do amor,que você recebeu e que não pode ficar parado no estético das folhas, mas sim na entrega do fruto. Um cenário bonito ajuda o espetáculo, mas a força e o talento do ator é que decide se aquilo é clássico ou acabará na próxima temporada.
                Dê o melhor ao outro, pois Deus deu o melhor para você: seu Filho Jesus. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

_Triste daqueles que não creem no amanha


                Esses dias me perguntaram: O que responder a um ateu quando ele deseja debater a fé comigo? Penso que a melhor resposta seja: "meu amigo, não discutirei com você, mas, isso, sim, rezarei pela sua conversão". Digo isso porque Léo Trese em um de seus livros diz: "Se nós efetivamente rezarmos por ele, e fizermos penitência por ele, e lhe dermos provas de uma caridade semelhante à de Cristo, não tardará a chegar o dia em que o amor realizará aquilo que a discussão jamais teria podido conseguir".
                A grande arma que podemos usar contra o mundo ateu que se levanta e busca guerra é o amor para com eles. O amor tudo transforma falou o Papa Bento XVI e foi o cristianismo que revelou o que seja o amor.
                Por isso no combate diário precisamos estar fortalecidos por Deus, cheios do teu Espírito Santo e em dia com nossas obrigações como cristãos.  São Pedro disse na sua primeira carta: "Esteja sempre preparados para dar razões da nossa esperança a todo aquele que as pedir". E a melhor forma de responder é mostrando a alegria de crer em um Deus. De saber que o amanha existirá, pois a vida para aqueles que não creem em Deus, deve ser uma experiência insuportável.A morte para nós é caminho de encontro, para eles é final. 
                É no amor que nós damos testemunho de nossa fé, de nossa oração, de nossa igreja, de nossa esperança.  Católico sem amor não é católico, muito menos cristão.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

_Tome a Tua Cruz!


Há um fato indiscutível, e é que o sofrimento é nosso companheiro ao longo de todo o caminho da vida. E há um segundo fato, igualmente incontestável: conforme as pessoas – conforme a qualidade da alma das pessoas – o sofrimento esmaga ou faz crescer, destrói ou amadurece.           
            Nessa semana meus amigos, vamos olhar um pouco para a Cruz de Cristo, vamos descansar nossos olhos no madeiro do amor e perceber que todos os nossos problemas são pequenas farpas quando admiramos e amamos a cruz onde o Filho de Deus se doou por cada um de nós.
            Não há como se achar grande, não há como se achar com maior problema do mundo, quando nos deparamos com Jesus Crucificado. Jovens, todos os seus problemas são nada comparados com a dor que Jesus sofreu por você.
            Quando vier aquele desanimo, quando achar que não existem mais caminhos para correr, abrace a cruz, olhe para a cruz, beije a cruz jovem, e deste sinal de contradição para o mundo acharás toda a força necessária para enfrentar as pequenas cruzes que irás recebendo ao longo da vida.
            Que cruz mais lhe pesa essa semana? A castidade? A vaidade? O orgulho? A dificuldade de viver como Jesus lhe pede?  Jesus esta pronto para ser o teu Cirineu, para lhe ajudar a subir a “montanha dos que amam” como dizia São Francisco Salles quando se referia ao Calvário. Então recorra a Ele, peça a Ele, viva debaixo do crucifixo, viva com Ele, para viver Dele.
            Saiba que os calvários da vida nos levam para um único lugar: para o céu, para  ressurreição. Quando Jesus acabou de subir o Monte Gólgota, Ele encontrou o fim? Lá Ele encontrou o nada? Não! Quando Jesus chegou no alto do monte, Ele encontrou o céu, Ele lhe deu o céu.
            Uns podem dizer: “Mas eu sou tão pecador, estou tão longe do amor de Cristo que não consigo olhar para a Cruz sem me sentir mal”. Por isso que partilho algo que me veio ao coração enquanto meditava e olhava para a cruz que tenho em cima da minha mesa:    A cruz é um espelho que nos revela o nosso pecado, mas nesta mesma cruz que revela-nos que somos pecadores, encontramos um Cristo de braços abertos para acolher cada um de nós que erramos e que muitas vezes não damos valor pelo preço que fomos pagos.
            Quem reclama sem razão da cruz cotidiana perde a cruz de Deus e encontra a “cruz” do diabo. São cheias de sabedoria aquelas palavras da Imitação de Cristo que dizem: “Se levas com gosto a cruz, ela te levará. Se a levas a contragosto, acabas por torná-la mais pesada para ti e a ti mesmo te sobrecarregas. Se rejeitas uma cruz, sem dúvida encontraras outra, e possivelmente mais pesada”.
            Jovem, toma a tua cruz e siga Jesus. Pois Deus trabalha por meio do sofrimento.Desde o produzido por uma simples dor de cabeça, até o causado por uma doença grave, um fracasso profissional ou a perda de um ente querido. Aos poucos, vamos adquirindo a experiência de que a dor é o martelar do artista que quer fazer de cada um, dessa massa informe que somos, um crucifixo, um Cristo, o alter Christus (outro Cristo) que temos de ser.
            A cruz só tem sentido se o amor estiver pregado nela. Então plante amor aonde não há amor e colherá amor.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

_Amizade:Eleva-nos para o céu!


                Thomas Merton disse no seu livro, Homem algum é uma ilha: "A amizade é a manifestação de Deus nas nossas vidas". Se nós pararmos e olhamos nossos verdadeiros amigos veremos o presente que Deus nos concedeu, pois amigos de verdade são poucos, porque são muito poucos no mundo, com quem temos tudo em comum.
                Não vale ser amigo de alguém se esse alguém não lhe "puxar pra cima" não te fazer aproximar-se de Deus. Necessitamos hoje não apenas de amigos verdadeiros, mas amigos que queiram a Verdade. São João Crisóstomo falava assim: "para certificar dos hábitos de alguém, basta saber com quem ele anda, já que os amigos ou são ou fazem-se semelhantes uns aos outros. E isso por duas causas: primeiro, porque um se esforça por imitar o outro para lhe ser agradável; segundo, porque o homem, como nota Sêneca, é inclinado a fazer o que vê os outros fazerem".
                Se andamos com santos,andamos com a santidade. Se andamos com o mal, andamos com a maldade. É dever nosso sabermos o que queremos ao nosso lado.
                Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. E como será lindo quando podermos dizer para outro amigo: “Eu não vou estranhar o céu... Sabe por quê? Porque ser seu amigo já me faz um pedaço dele”.
                Deus não nos fez para sermos sozinhos. Nascemos para conviver e conviver significa viver com o outro. Não percamos tempo!Vamos fazer de nossas amizades escadas rumo ao alto. Porque viver sozinho é viver o inferno, já dizia Victor Hugo: "o inferno esta todo na palavra solidão".

segunda-feira, 18 de junho de 2012

_A Morte só destrói o que é deste mundo


                Uma das coisas mais tristes que pode acontecer com um ser humano é ele se esquecer de onde veio, porque dessa forma, deixa de buscar a conversão.
                Lembrar-se de onde "caímos" nos coloca a referencia do céu como busca de voltar para ele. Se tiramos o céu, tiramos Deus, tiramos tudo.
                No passado, os homens falavam menos em viver a sua vida e mais em salvar sua alma. Não tinham tanta importância para os assuntos desse mundo, sejam eles políticos ou econômicos, mas tinham muito mais interesse pelas coisas sagradas.  Agora, a atração pelo céu foi relaxada e o apego do homem tornou-se ele mesmo. A procura de Deus, tornou-se procura do ter. E se no passado os ídolos eram os santos, hoje o ídolo é aquele que esta no poder.
                A morte só destrói o que é deste mundo e por isso que morrer tornou-se castigo, porque o viver na terra tornou-se mais belo do que viver a eternidade no céu. Perdeu-se o referencial cristão de que morrer é encontrar, de que no fim não será o homem, mas Deus.
                Margarida Hulshof disse em um de seus textos: "Se o amor, mesmo o amor humano, dá tantas consolações aqui, o que será o amor no céu? O que será esse formax ardens caritatis – forno ardente do amor?”.
                Por isso, como vai dizer um santo: "Aceita-a desde agora, generosamente..., quando Deus quiser..., como Deus quiser..., onde Deus quiser. Não duvides; virá no tempo, no lugar e do modo que mais convier..., enviada por teu Pai-Deus. – Bem-vinda seja a nossa irmã, a morte!”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

_Deus é derrotado!


                Deus é derrotado pelo amor. Deus fez-se pequeno para mostrar a grandeza de seu carinho por nós. De divino fez-se homem, de imortal  mortal, de infinito finito, de exaltado humilhado,tudo por amor e para o amor.Deus quer-nos mais bem do que nós mesmos podemos deseja-lo. A mãe mais amorosa é incapaz de amar com tal amor seu filho mais predileto.
           E Deus nunca cessará de amar-te. Mesmo nos teus momentos de mais negra ingratidão, nos momentos do teu pecado mais sombrio, Deus não parou de amar-te. Assim como a mãe de um filho afastado não cessa jamais de amar a criatura que saiu de sí, assim Deus jamais cessa de amar-te tal como és na realidade: a obra de suas mãos, a particular imagem de Si mesmo que tu representas. "Deus detestará o teu pecado, mas jamais te detestará a ti".
                Ele não se move por necessidade, mas por amor. O amor é a causa e também o propósito da ação de Deus. Há uma diferença entre Deus e você e é só no amor que essa diferença se nivela. Mas somente Deus pode entender esse amor e amar tão intensamente ao ser humano que é o desigual, pois sem a perfeita compreensão não estaríamos falando de Deus, vai dizer Kierkegaard.
               Deus nos ama no limite da loucura, no exagero da entrega. Por isso, falou um santo: "faça tudo por amor. Assim não haverá coisas pequenas, tudo será grande".

terça-feira, 12 de junho de 2012

_Tenho Sede de vós!


            Costuma-se afirmar que amor com amor se paga, mas com que amor se paga esse amor de Cristo? Como Senhor pagar por esse amor que derramas por mim no madeiro do amor? Como responder a esse chamado que tu me fazes de amar sem medida? Como meu Deus matar sua sede de mim, sendo eu água tão estragada e parada?
            Jesus no alto da Cruz disse: "Tenho sede!" Esse "sitio" que Jesus pronuncia é muito mais do que uma necessidade de água. São Lourenço dizia que essa sede nascia do fogo do amor que Jesus sentia por nós. Até o fim Jesus amou e queria amar mais, sentia ainda mais sede, mais vontade, de doar-se por você, pois para Deus só a um impossível: deixar de te amar.
            Então como matar a sede de Deus por mim? Vivendo para amar. Deixando-se amar, crendo que o amor vencerá! Consagrando o meu amor inteiramente a Ele. Esse amor limitado, pequeno, às vezes mesquinho, mas que aos olhos de Deus pode transformar-se em amor sem medidas.
            Se não se der a Jesus todo o coração, não se Lhe deu nada. Isso é inteiramente verdade, porque nosso coração já é em si muito pequeno para amar dignamente a um Deus que merece um amor infinito; e esse pequeno coração deveria ainda ser dividido entre Deus e as criaturas?
            Não há como amar a Deus se todo o nosso ser não querer o amor. A decisão tem que ser única, inteira, completa. A consagração a Deus não acontece em partes, mas no corpo e no espírito, na alma e na carne. Meus olhos, minha voz, meu entendimento, meu coração, minhas limitações, minhas ações, meus medos, tudo colocado no fogo transformador do Espírito de Deus.
            E como será lindo chegar diante do ato supremo do amor, a Eucaristia, e poder pronunciar as mesmas palavras do Salvador: "Tudo esta consumado". Tudo me dei, tudo me fiz, tudo consagrei, porque o meu Deus Tudo me deu.
            Viver para amar é já experimentar o céu na terra”. Viva para amar, como Cristo morreu por te amar.        

sábado, 9 de junho de 2012

_Morreu por você.


                "A morte foi o principal momento pelo qual Cristo viveu, ela foi também a única coisa pela qual Ele quis ser lembrado.  Jesus não pediu aos homens que registrassem as suas palavras numa escritura, nem tão pouco que a sua bondade para com os pobres ficasse gravado na história,mas pediu que os homens recordassem a sua morte. Para que essa memória não fosse entregue ao acaso das narrativas humanas. Ele próprio instituiu a maneira como deveria ser lembrada".
                Esta memória aconteceu na noite anterior a sua morte e por isso chama-se: Ultima ceia.  Tomando o pão em suas mãos, Jesus disse: “Este é o meu Corpo que se dá por vós, fazei isto em memória de Mim”. Depois tomou o cálice, da mesma maneira e disse: “Este é o cálice do meu Sangue que será derramado por vós”.
                A morte é sempre importante  porque sela um destino e o destino de Cristo foi selado por nós no amor. O selo da memória de Deus foi o todo do amor por cada um de nós.
               "O ato mais sublime da história de Cristo foi a Sua Morte" vai dizer um bispo americano.  Por isso não se desespere quando o limitado amor do humano querer falar mais alto do que o ilimitado do amor de Deus em sua vida. Ele não morreu em vão! Morreu por amor especial há você.
                No fim de tudo, depois que tudo passar, tudo se acalmar, tudo acontecer, nós vamos perceber que dês do principio da história era entre você e Ele.

terça-feira, 5 de junho de 2012

_Eu vivo para pensar em você!


            Na cruz Jesus diz: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?" E ele abandonado na sua paixão, comenta Simão de Cassia, serviu para que nós não ficássemos abandonados nos pecados por nós cometidos.
                A força que São Paulo tinha em amar Jesus concentrava-se em pensar que Ele quis morrer não somente por todos em geral, mas também por ele em particular. Tanto é que ele vai dizer na carta aos gálatas: "Ele me amou e se entregou a si mesmo por mim". (Gl 2,20). Deus ama cada homem em particular com o mesmo amor com que ama o mundo universo.  
                Jesus te ama pessoalmente, unicamente, com toda a força que Ele possui. Não houve e não há maior amor, do que aquele que Deus colocou em você. Mas crer que Ele nos ama ao ponto da Cruz, no máximo da morte, torna-se nos tempos de hoje, apenas memória.
                Precisamos urgentemente acreditar, ter fé, que naquela cruz de dois mil anos atrás, você já estava sendo amado plenamente pelo sagrado coração de Jesus.  No alto do madeiro, Ele amou o passado, o presente e o futuro. Amou por completo a cada um.
                "Jesus se fez maldito na cruz para que tu fosses bem-aventurado no reino de Deus" vai dizer Santo Ambrósio admirando a Paixão de Cristo.Por isso que se pensamos em nossos pecados, logo deveríamos ter medo, pois mereceríamos o castigo,mas, pensando na morte de Jesus, encontramos mais razão de esperar do que de temer, porque lá do alto, Ele pensou apenas em você.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

_O céu é logo!


                O caminho normal do cristão é a santidade. Querer outra coisa senão os céus é buscar algo fora do cristianismo, pois a santidade não é privilegio de uns poucos, mas sim uma necessidade de todos.
                Por isso, mais do que converter é necessário santificar-se, pois a conversão é levar a Deus, santificar é preencher-se com Deus.
                Não podemos querer o que o mundo quer, ou seja: uma igreja popular, uma religião popular, devido ao fato que a religião só é popular quando deixa de ser verdadeiramente religiosa. Um bispo americano falava: "A religião é, por sua própria natureza impopular".
                Sendo assim, temos nós também que buscar a essência da nossa própria fé que encontra-se escondida em Cristo Jesus e nisso forma-se a nossa igreja, mais do que doutrina, é uma Pessoa. Ela é a Mãe que nos gera, ensina, alimenta, acompanha, purifica e conduz até o céu.
                Ser santo, buscar a santidade é ter o céu por referencia, e o melhor caminho para se chegar a ele é dentro dos muros de uma religião verdadeira.
                Não percamos tempo na escolha, pois o céu é logo!

_Meditação_ Entregai a Deus seus tormentos


sábado, 26 de maio de 2012

_A Ação do Espirito Santo


            Qual o homem que, ao ouvir os nomes com os quais é designado o Espírito Santo, não eleva seu ânimo e o seu pensamento para a natureza divina? É chamado Espírito de Deus, Espírito da verdade que procede do Pai, Espírito de retidão, Espírito principal e, como nome próprio e peculiar, Espírito Santo.
            Volta-se para ele o olhar de todos os que buscam a santificação; para ele tende a aspiração de todos os que vivem segundo a virtude; é o seu sopro que os revigora e reanima para atingirem o fim natural e próprio para que foram feitos.
             Ele é fonte da santidade e luz da inteligência; é ele que dá, de si mesmo, uma certa iluminação à nossa razão natural para que encontre a verdade. Inacessível por sua natureza, torna-se acessível por sua bondade. Enche tudo com o seu poder,mas comunica-se apenas aos que são dignos; não a todos na mesma medida, mas distribuindo os seus dons em proporção da fé. Simples na essência, múltiplo nas manifestações do seu poder, está presente por inteiro em cada um, sem deixar de estar todo em todo lugar. Reparte-se e não sofre diminuição. Todos dele participam e permanece íntegro, à semelhança dos raios do sol que fazem sentir a cada um a sua luz benéfica como se fosse para ele só, e contudo iluminam a terra e o mar e se difundem pelo espaço.
            Assim é também o Espírito Santo: está presente em cada um dos que são capazes de recebê-lo,como se estivesse nele só, e, não obstante, dá a todos a totalidade da graça de que necessitam. Os que participam do Espírito recebem os seus dons na medida em que o permite a disposição de cada um, mas não na medida do poder do mesmo Espírito.
            Por ele, os corações são elevados ao alto, os fracos são conduzidos pela mão, os que progridem na virtude chegam à perfeição. Ele ilumina os que foram purificados de toda mancha e torna-os espirituais pela comunhão consigo.
            E como os corpos límpidos e transparentes, sob a ação da luz, se tornam também extraordinariamente brilhantes e irradiam um novo fulgor, da mesma forma também as almas que recebem o Espírito e são por ele iluminadas tornam-se espirituais e irradiam sobre os outros a graça que lhes foi dada.
             Dele procede a previsão do futuro, a inteligência dos mistérios, a compreensão das coisas ocultas, a distribuição dos carismas, a participação na vida do céu, a companhia os coros dos anjos. Dele nos vêm à alegria sem fim, a união constante e a semelhança com Deus; dele procede, enfim, o bem mais sublime que se pode desejar: o homem é divinizado.
(Leitura do Oficio de Terça-Feira da 7ª.Semana do Tempo Pascal – Segunda Leitura: Do tratado Sobre o Espírito Santo, de São Basílio Magno,Bispo)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

_Pentecostes_Corações maravilhados em Deus


A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

      
    Raniero Cantalamessa disse: Convido-vos a pensar em Cristo como em um palácio, em que, conforme alguém adentra, vai de maravilha em maravilha.
         Mergulhar nas profundezas desse Deus é nunca esgotar-se de maravilhar-se com tão maravilhosa obra.
      Nesse Pentecostes necessitamos de corações cheios das maravilhas do Senhor, com todos os detalhes que só o céu pode nos conceder.
    Precisamos nos encher desse amor transformador, que faz a inveja virar admiração, à falta de perdão em perdão, o ciúme ao amor sem medidas, o pecado pela vida, a terra pelo céu. Não há coisa tão difícil que a força do amor não supere, por isso naquilo que se ama, ou não sente o cansaço ou o próprio cansaço é amado, vai dizer Santo Agostinho.
         "Iluminai a nossa mente", esse é o pedido que deve brotar em nossos corações para que os nossos olhares possam começar a olhar tudo através da fenda das chagas de Cristo. Aqui se encontra a sabedoria do cristão: ver tudo tendo como medida a medida da cruz.
      Para sermos salvos devemos nos abandonar no amor. E somente o Espírito nos encoraja para tão grande e essencial decisão. Por isso, “faz o que Deus quer e quer o que Deus faz”.Abandona-se no Sagrado Coração.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

_Pentecostes_ Viver no Espirito é Viver para o céu!


Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

            Viver no Espírito Santo é como se pudéssemos comparar com a marcha de um barco a remo ou a vela. A remo, é preciso trabalhar com a força dos braços e dirigir o barco: mantemos o controle. Mas, a vela, se o vento sopra, não é mais necessário ou ao menos não é tão necessário fazer esforços, vai-se mais depressa e se fica menos fatigado.
            Viver no espírito é esforçar-se mais em viver para o céu do que para a terra. O nosso cansaço, tem que ser o cansaço dos santos, ou seja: a batalha pelas coisas lá do alto.
            Os dons do Espírito Santo são essas ferramentas, essas armas, que Deus nos concede para lutar cotidianamente em fazer a vontade do Senhor. O mais importante, a propósito do poder dos dons do Espírito Santo, não é compreendê-los ou explicar suas implicações, mas experimentá-los.
            Viver uma vida falando e não experimentando os dons é como uma doceira que faz os melhores bolos, os mais deliciosos, mas nunca teve a coragem de prova-los, sempre ficou com a opinião dos outros, mas com água na boca.
            Tenhamos a coragem de deixar de ouvir o que os outros provaram e nós mesmos provarmos dessa fonte de água vida, pois ser católico apostólico romano é fazer das palavras ação e da ação exemplos que geram palavras.
            Jesus quer incendiar a nossa vida, basta nós deixarmos o sopro do espírito arrastar as centelhas do fogo abrasador na palha seca que necessita ser queimada e transformada em orações que chegam aos céus.

terça-feira, 22 de maio de 2012

_Pentecostes_Ser participantes no cenáculo


Mais um momento com o Veni Criator:

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

              Deus não nos deixou sozinho, mas enviou seu espírito para nos acompanhar e nos dar as forças necessárias para nunca parar de caminhar, pois, segundo um padre: ser cristão é igual andar de bicicleta, se parar cai.
                O Canto do Veni Criator vai dizer que o Paraclito é fonte viva, é fogo, é amor, é unção divina e termina esse parágrafo dizendo: salutar. Ou seja, é remédio, remédio que consola e da alivio e também que edifica.
                Quantas vezes procuramos remédio em nossas prateleiras e até mesmo em consultórios para curar feridas que não precisam do material, mas do espiritual.
                Como que eu posso me dizer participantes do Pentecostes se eu não consigo perdoar um amigo?Se eu não consigo me aproximar daqueles que estão afastados? Olhar na cara de meus pais e dos meus filhos? Se eu não consigo viver a Palavra de Deus?
                Não tem como estar no Pentecostes e não estar nos mandamentos do Senhor,vivendo a sua lei: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo.15,12) e como Pedro mesmo disse após receber o "presente dos céus": “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.(At. 2,37)
                Aquele que recebeu o espírito de Deus busca em primeiro o perdão, a misericórdia, a conversão."Arrependei-vos..." Somente dando e recebendo perdão a força dessa água viva, desse fogo abrasador, se derrama em abundancia em nossas vidas.
                O Espírito é aquele que nos da á coragem para sermos cristãos autênticos, não de boca, mas de coração e pratica e essa vida começa com o perdão e a cura de nossas mais profundas feridas espirituais.
Sopra, sopra, sopra até o fim,
até que eu seja só o sopro do Espírito
soprando em mim.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

_Pentecostes, festa da Criação

Essa semana, veremos brevemente e de maneira bem simples o Veni Criator, paragrafo por paragrafo, fazendo uma breve meditação para nosso dia.



Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.



      Da mesma forma que Deus soprou nas narinas de Adão para lhe gerar vida, o Espírito Santo sopra no Pentecostes para nos fazer criaturas novas.
      O Papa vai dizer em uma de suas homilias que o Pentecostes é, também, a festa da criação. E para Ele nos criar necessitamos de sua permanência. Uma grandiosa obra não se faz de uma hora para outra, requer trabalho, sacrifícios, fé, ainda mais se esse empreendimento chama-se "eu".
      O problema não é a visita do Espírito Santo, isso é a solução. Mas acontece que deixamos Ele ir embora da mesma forma que chegou.
      Não precisamos de visitas, precisamos de morada, de sermos lares do espírito de Deus, pois a ultima coisa que nos queremos quando recebemos uma grande visita é a sua despedida. Da mesma forma: o espírito santo não tem que ser pessoa de fora, mas sim, pessoa de casa, gente da nossa família.
      Que nesse Pentecostes possamos encher os nossos corações com os dons celestes e acima de tudo, não esconde-los, mas coloca-lós em pratica. Os dons que Deus nos concede através do Paraclito devem ser exercitados e usamos sem medidas, pois são presentes de Deus para nós.

terça-feira, 15 de maio de 2012

_Onde nasce o Amor?


     O amor nasce do limite, da onde não se pode mais retirar forças, da última gota que podemos derramar, do ultimo passo que podemos dar, do ultimo perdão que podemos consentir, pois a medida do amor é amar sem medidas. E esse amor só nasce quando verdadeiramente encontramos o exagero.
     Os Santos foram homens que amaram no exagero. E amar da forma que os santos amaram é amar os defeitos, as limitações, as imperfeições, as incompreensões, as perseguições, mas tudo com os olhos voltados para o alto, devido ser de lá, que todo o amor necessário é derramado. Temos que dar até o ponto do sacrifício.
     Para ser autentico, o amor tem que nos custar. A Jesus muito nos custou nos amar. E ate a Deus custou amar, porque teve que dar: deu-nos seu Filho.
     Quando se decide por amar, há sempre a sensação de nunca poder dar bastante. Por mais preciosa que seja a dádiva, sempre lhe parece inferior ao que queria dar.
     Fulton Sheen lembrava, por exemplo, a questão de dar presentes: "As etiquetas do preço são arrancadas, porque desejamos não estabelecer proporção alguma entre a dádiva e necessidade de dar". Ou seja, amar é não ter medidas e como Deus é Amor, e Deus não possui medida, pois é infinito, a nossa maneira de viver tem que ser no exagero do amar.
     Se você fosse a ultima pessoa na terra depois de uma bomba atômica, Deus não poderia amar-te mais, pessoalmente, do que já te ama, pois Ele se deu inteiro por você dês do inicio.
     O Papa Bento XVI lembra-nos na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis - para completar o parágrafo acima - que: "Ele (Deus) será, por toda a eternidade, Aquele que nos amou por primeiro”.
     Por isso, volto a perguntar: "onde nasce o amor?" O amor nasce do próprio Amor, do primeiro Amor, do amor que nos ama e que possui um rosto, que viveu entre nós e que nos deixou uma prova de amor incalculável: Seu Corpo, seu sangue.
     "Só é capaz de amar verdadeiramente quem tem o céu como referencia”. Disse uma mulher defendendo o direito de amar a sua Igreja.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

_Tempo de Deus



        Jesus conhece o tempo de cada um para lhe propor os sonhos Dele. Pois, porque Jesus não chamou Mateus ao mesmo tempo que Pedro,e João, e os outros? Da mesma forma só veio à terra quando sentiu que os homens estavam dispostos a obedecer-lhe.Paulo, se recordarmos, só abraçou a cruz após a Ressurreição.
         Concluímos então que o tempo de Deus não passa pelo tempo nosso, porque só Deus sondando os nossos corações, penetrando no mais intimo da alma de cada um, sabe o momento em que estamos dispostos a aceitar o seu chamado.
      Mateus não foi chamado logo no principio, e não foi porque o coração dele ainda estava duro,mas depois de numerosos milagres, quando a fama de Jesus já tinha crescido, ele ao escutar o chamado do Mestre o segui-o.
   Quantas vezes não entendemos o tempo que Deus coloca em nossa vida, as questões que Ele levanta e aparentemente deixa-as sem resposta, quantas vezes parecem-nos que Deus quer testar a nossa paciência ao limite?
         Se nós nos preocupássemos mais com o agora, talvez seriamos mais felizes,pois a medida do nosso tempo é a eternidade e sendo a eternidade, não devemos nos prender a centelhas de instantes.
      Deus sabe o tempo certo para cada coisa (como vemos no chamado dos apóstolos) e nós devemos nos abandonar em sua providencia, querendo o que quereis, querendo porque o quereis, querendo como o quereis, querendo quando o queirais.
         Liev Tolstói escreve no seu livro Últimos Dias sobre a questão do que é importante na vida: A hora mais importante é agora, e ela é mais importante porque nela somos senhores de nós mesmos; e o homem mais importante é aquele com quem estamos agora, porque ninguém sabe se ele ainda estará com outra pessoa, e a coisa mais importante é fazer-lhe o bem, porque somente para isso foi dada a vida ao homem.
      Tudo o que existe e tudo o que acontece, dá testemunho da vontade de Deus. Vivamos a nossa vida na vida que Deus sonhou para nós.

terça-feira, 8 de maio de 2012

_"Eis que estou a porta e bato"(Ap 3,20)


       Por muito tempo eu acreditei que esse Jesus que batia a porta, vinha de fora para dentro. Era alguém distante que se aproximava da minha casa espiritual e pedia para entrar. Mas hoje, chego à conclusão que existe mais uma visão: Cristo não bate para entrar, e sim para sair.
       Quando se trata da primeira conversão,  Cristo esta fora e bate ás portas do coração, vai dizer o pregador da casa pontifícia, mas,quando se trata de sucessivas conversões,de um estado de graça em direção a outro mais elevado, ocorre o contrário: Cristo está dentro e bate às portas do coração para sair.       
       Explico em que sentido: No batismo, recebemos o Espírito de Cristo; este permanece em nós como seu templo, se não for expulso pelo pecado mortal. Mas pode ocorrer que este Espírito acabe prisioneiro de nós, dentro de um coração de pedra. Ou seja, não tem jeito de expandir-se, de encontrar os outros se nós não abrirmos as portas para Ele sair.
       Na Eucaristia nós abrimos a nossa boca para recebê-lo, mas fechamos o nosso coração para doa-lo aos outros. 
       Nós o aprisionamos, deixamos fechamos em volta dos muros da nossa mesquinhez e nos esquecemos que receber a Eucaristia é fazer-se missão, é ir ao encontro do outro e mostrar que fomos transfigurados, que encostamos no céu.
       Vamos a Santa Missa, mas não a levamos para nossa casa, para nosso trabalho, para nossos estudos, para nosso cotidiano. Tanto a Eucaristia quanto a Santa Missa ficam, na maioria das vezes, pressas ao nosso capricho.
       Devemos entender que ele não bate do lado de fora, mas de dentro, não quer entrar, mas sair e encontrar, pois o melhor modo de amar a si mesmo é amar os outros.
         

segunda-feira, 7 de maio de 2012

_Perdoar é ação, não emoção


                Aquele que não perdoa não descobriu o verdadeiro e profundo, repito, profundo mistério do amor de Deus. Pois muitas vezes nós conhecemos a superfície do oceano amoroso que é Deus e nos esquecemos que alem dele ser vasto ele é profundo e sendo profundo é necessário uma imersão incansável até onde nossas forças conseguirem chegar.
        Como nós não vamos perdoar os outros se o primeiro a ser perdoado fomos nós? Jesus nos perdoou primeiro. Tanto que o Papa vai nos lembrar na sua mensagem para o dia mundial de orações pelas vocações que estamos sempre atrasados no amor para com Deus, porque Ele nos amou primeiro.
       De que valeu a Cruz se nós não conseguimos pronunciar as mesmas palavras Dele no púlpito final: "Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem".
       Agora, aqueles que não perdoam possuem um amor egoísta, pois quando amamos assim, os nossos amigos só existem para que possamos ama-los e por tanto não conseguimos suportar o erro. Pensamos: "Ele nasceu para me amar, não para errar comigo". Mas se Deus tivesse tido esse mesmo pensamento que nós, que possuímos como pessoas egoístas que somos, nós ainda estaríamos nas trevas e não teríamos encontrado o céu.
     Se não houvesse o olhar do Pai, seus filhos, nós, ainda estaríamos presos e mergulhados na iniquidade. Deus viu o profundo, não se prendeu nas mesquinharias nossas nem parou o tempo no erro, mas viu o além, viu a nossa santidade empoeirada.
       Perdoar não está no sentimento, mas na ação do dizer. Porque muitos pensam que perdão é esquecimento, mas na verdade perdoar é amadurecimento.
       Perdoe como o Pai dos céus te perdoou através de seu Filho na cruz e sentirá o céu tocando na terra por alguns segundos, enquanto estiveres dizendo: Eu te perdoo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

_Deus investe em você!



      Diariamente Deus invente em nós! E investe sem medo, sem preocupar-se com riscos ou prejuízos, porque o amor dele é sem limites. Ele não preocupa-se com o seu pecado de amanha, Ele quer ver a graça no agora.
      Dificilmente nós investimos nos outros,depositamos nossas fichas em nome de alguém. Na maioria das vezes o meu investimento esta no melhor homem do mundo, no cristão mais perfeito, no mais sábio, no mais piedoso. Em mim mesmo.  Investir no outro na atualidade em que estamos é quebrar a lógica, sair dos paramentos e entrar no dinamismo do amor que brota da cruz.
      Deus não parou nos nossos pecados quando pensou em entregar seu Filho a nós. Pelo contrário, viu além, olhou com os olhos de cima e no ultimo momento, na cruz, no sofrimento, quando o "eu" deveria falar mais alto, ainda depositou toda sua fé em nós. Depois de ter entregado toda tua vida, todo o teu amor, ainda nos entrega a tua Mãe. "Eis a tua mãe". É como se Ele dissesse: "Eu ainda, depois de tudo que me fizeram, acredito em vocês".
      Digo tudo isso porque os talentos que nós possuímos vem do alto. Não são graças nossas, mas graças derramadas, ou seja, graças que vem de cima para baixo.
      Ame e use os seus talentos! Não os esconda! Porque os nossos talentos são investimentos de Deus para nossa santificação. Se você escreve, escreva para Deus; se você fala, fale para Deus; se você canta, cante para Deus. Todos esses presentes que vem do alto só tem sentido se forem usados. Jesus mesmo disse que não se acende uma luz para colocá-la debaixo da mesa, mas em cima. Onde você esta colocando os dons que Deus lhe concedeu?
      Repito para terminar: Deus investiu em você lhe entregando esses dons, mas tirá-los debaixo da mesa e usá-los, isso depende de você.

domingo, 29 de abril de 2012

_posso ter o DIREITO de ser Santo e amar a minha Igreja?


    Podemos dizer que amamos tudo, menos que amamos a nossa igreja. Podemos ser seminarista de qualquer jeito menos santo. Parece que amar a nossa igreja e querer ser santo é discurso perdido no meio da nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana em alguns meios.
       Se falarmos que queremos ser santo na faculdade, se falarmos que queremos seguir o que manda a nossa Santa Igreja, o que diz o Santo Padre, seguir seus códigos, suas rubricas, é ser ridicularizado, motivo de chacota.
     Mas que sentindo tem entregar-se a Deus se não for para assemelhar-se a Ele? Toda a santidade e toda a perfeição de uma pessoa consistem em amar a Jesus Cristo, nosso Deus, nosso maior bem, nosso Salvador.    
Mas parece que tem uns por aí que mal se importam com essa necessidade intrínseca no caminhar vocacional.
    Precisamos urgentemente de seminaristas santos! Repito: Precisamos de vocacionados santos!  Pois a nossa Igreja é uma mãe. Uma mãe que gera, ensina, alimenta, acompanha, purifica e conduz até o céu, mas se não houver a busca de santidade de nada adianta permanecer nela. Não vale a pena passar por essa terra sem perseguir as coisas do alto. Porque se fizéssemos a metade do que fazemos para ganhar a terra, chegaríamos a ser santos de altar, lembrando de Santa Terezinha. 
        Mas a Santidade não é privilegio de uns poucos, mas sim uma necessidade de todos. "Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”(Mt 5,48)
      NÃO TENHAMOS MEDO DE AMAR A NOSSA IGREJA! DE AMAR O NOSSO SANTO PADRE! DE AMAR A BUSCA DA NOSSA SANTIDADE!      

_Meu coração submete-se a Ti por inteiro


             "Coração partidos eu não os quero; e se lhe dou o meu, dou-o inteiro" Podemos escutar Jesus falar isso quando deparamos com a total entrega Dele por cada um de nós.
Deus não nos quer pela metade (99%) porque Ele não amou 99%, Ele não se doou 99%, Ele não sofreu 99%, Ele não veio ao mundo 99% nem deu seu Filho 99%. Deus deu-se por completo, 100%, totalmente.
       Meditando tudo isso podemos nos perguntar: Se tu me dás o teu inteiro, o que eu poderia fazer com o meu?
   Na Santa Missa que eu participo o Senhor me deste tudo. E a única palavra que me vem no coração é: obrigado!  Totus tuus ego sun - sou inteiramente teu também, como Ti foi inteiramente meu na Sagrada Comunhão. Pois não há hóstia pela metade, ela sempre esta inteira. Inteira de Jesus, repleta de Cruz, plena de Amor. O Papa Bento XVI vai nos pedir na sua encíclica Sacramentum Caritatis: "Fazer-se 'pão partido' para os outros". Ser comunhão para aqueles que não puderam estar na totalidade do amor.
            Submeter-se inteiramente a Deus é roubar o coração de Cristo para nós. Como fez o ladrão arrependido no alto da cruz, onde com uma palavra tomou toda atenção do Crucificado.  "Lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino" (Lc 23,42). E assim abriu-se para ele as portas do céu.
           A Jesus basta um sorriso, uma palavra, um gesto, um pouco de amor para derramar toda a tua graça sobre nós. Nós damos pouco a Deus, Ele se da por completo, inteiro, 100%.
Ser totalmente do Senhor é pedir como o ladrão arrependido, que mesmo sendo culpado, como nós somos, busca o céu, acredita em Deus, possui fé. Peçamos, digo de novo, diante de Jesus sempre como o ladrão arrependido.
         Lembra-te de mim quando estiveres no teu reino! Eu te abro as portas do meu peito, tu me abres as do teu, as portas do Reino do Amor.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

_A Cruz nos fere,mas nos fere para curar


     O grande remédio que o mundo precisa não se encontra nas farmácias, nas mesas de intelectuais, muito menos nos sistemas revolucionários. O remédio que o mundo precisa esta no olhar: olhar para a cruz nos cura de todo mal e nos mostra que todos os problemas possuem uma solução.
     A cruz nos fere porque nos lembra o quanto estamos distantes do crucificado e o quanto ainda temos que nos converter para nos aproximarmos mais do Salvador.
     A ferida que ela nos faz olhar é a ferida dos nossos pecados, que muitas vezes estão abertas e que por medo do sofrimento não a enfrentamos, não procuramos a sua cura. Mas o bonito do crucifixo é saber que a mesma imagem que nos condena, pois nos lembra quem nós escolhemos diante de Pilatos nos acolhe de braços abertos. A cruz nos lembra do pecado, mas Cristo recorda o seu amor pelo pecador.

     A Cruz de Cristo, vai dizer o Cardeal Newman é como um coração: "o coração costuma ser considerado a sede da vida: é o principio do movimento, do calor e da atividade; dele parte o sangue até as extremidades do corpo e a ele retorna.Da mesma forma a Cruz é o principio vital do qual vive o cristão, e sem ele não existe cristianismo". A doutrina da cruz de Cristo, em linguagem figurada, é o coração da nossa religião.
     Por isso, todas as coisas caminham para a cruz, todas as coisas lhe são subordinadas, todas as coisas necessitam dela. Pois Ele foi levantado sobre ela para que pudesse atrair a si todos os homens e todas as coisas. "Quando for levantado da terra, atrairei todos os 
Homens a mim" (Lc. 12,32).
     Na cruz de Cristo, houve um batismo, porque no lenho do amor, no púlpito onde Jesus pronunciou suas ultimas palavras, fomos purificados por seu sangue para encontrarmos a morada do céu.

terça-feira, 24 de abril de 2012

_Prisioneiro do Amor



                Saibamos que existe Alguém preso numa pequena prisão, num cárcere que dura vinte séculos. E este prisioneiro esta ali voluntariamente por mim e por você. Ele é o único em toda a face da terra que não liga de ter a sua liberdade roubada, porque sabe que sua permanência ali possibilita a muitos prenderem-se num amor imenso.
      Seu crime foi amar e amar sem medidas e a sentença desse crime é a salvação daqueles que o condenaram.
      "O maior louco que já houve e haverá é Ele. É possível maior loucura do que entregar-se como Ele se entrega, e àqueles a quem se entrega?"
       Perguntaram certa vez para um indiano o que era o cristianismo e ele disse: O Cristianismo é entrega: um Pai que entrega seu Filho e um Filho que se entrega a todos.        
    Como é bom sabermos que o nosso Deus é um "Deus conosco", que possui uma única fraqueza: seu amor incondicional por nós. E quantas e quantas vezes nós não exploramos esse amor?Não desprezamos esse amor, ou mesmo, não nos deixamos tocar por esse amor?
        É o momento de voltarmos nossos olhos para a Sagrada Eucaristia e ver além do pão e do vinho,ver um apaixonado, ver alguém que nos ama e nos quer amando-o. Pois, como vai dizer Santo Agostinho: "Não há ninguém que não ame. A questão é saber o que se deve amar. Não somos convidados a não amar, mas sim a escolher o que havemos de amar. Mas só conseguiremos amar, se antes nós formos amados. Escutai o apóstolo João: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4,10)”.
             Por isso Jesus, a tua loucura de amor rouba-me o coração.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

_Enchei-vos do Espírito


            "Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito". (Ef. 5,18)
          "Não vos embriagueis com vinho" São Paulo esta nos pedindo para não nos prendermos nesse mundo, não nos embriagarmos com as coisas desse mundo, sejam elas a pornografia, as drogas, as bebedeiras, o jogo, os vícios mundanos, a arrogancia, a soberba, a gula, tudo aquilo que vem desse mundo não pertence a quem quer ser do céu. Pois tudo isso, segundo o mesmo São Paulo "é fonte de devassidão".
            Quantas vezes nós não somos embriagados pelos nossos pecados, como um vicio que nós não conseguimos controlar? E não conseguimos controlar porque não estamos embriagados do Espírito Santo, não estamos cheio da força que vem do Pentecostes, força que desceu do céu.
        Uma coisa é viver na carne, e, totalmente outra, viver segundo a carne. Somos criados para querer o que Deus quer, conhecer o que Ele conhece, amar o que Ele ama. O pecado é a vontade de fazer o que Deus não quer, de conhecer o que Ele não conhece, de amar o que Ele não ama
           "O mundo é doce aos lábios,mas amargo ao paladar. Agrada no começo, mas não no fim. Parece alegre por fora,mas o mal e a miséria estão ocultos nele" vai dizer o Cardeal Newman.
      Por isso que necessitamos encher-nos do Espírito, para justamente "Render graças, sem cessar e por todas as coisas" (Ef. 5,20). Somente tendo uma vida de louvação é possível desprender-se da embriagues que nos devasta e enchermos da embriagues que nos salva.
           Comecemos então pela fé, por Cristo, comecemos pela Cruz e pela humilhação a que ela conduz, porque se começarmos pelo prazer, terminaremos na dor.
          Essa é a lógica que vence o pecado: a doutrina da cruz, em linguagem figurada, o coração do cristianismo. Pois na cruz há uma "sabedoria escondida" (1 Cor 2,2) que nos ensina a escolher aquilo que nos edifica.

_do Jeito q eu Sou


          Preciso viver de Jesus e não de mim, em Jesus e não em mim. Preciso rezar com ele, imolar-me com ele, consumir-me num único amor com ele até construir, com Ele,uma só chama, um só coração, uma só vida.
            Mas o problema de deixar Jesus morar em nós é que: “ele tem que me aceitar do jeito que eu sou”. E ai esta todo o problema. Eu acredito em Deus,mas não quero que ele me mude.
            Sabe aquela idéia de que Deus me aceita do jeito que eu sou? Então, ele te aceita do  jeito que você é (pecadora, limitada,humana) mas espera a mudança, espera a conversão. Pois mesmo vendo o que você é, ele nunca cansa de dizer que te ama, que acredita e que continua sonhando o sonho mais lindo para tua vida: a santidade.
            Só que prender-se nesse pensamento que Deus nos aceita do jeito que nós somos e por isso não precisamos mudar é correr um serio risco de estarmos dentro da igreja, mas a igreja não estar acontecendo dentro de nós.
            Se Jesus foi a palavra de Deus encarnada, nós somos a voz que faz essa palavra encontrar-se conosco primeiramente e depois com os demais.

domingo, 22 de abril de 2012

Um trovão do Céu, que assombre e faça tremer o mundo

            Falar é uma particularidade do Ser Humano. O Homem foi feito pela Palavra. Jesus é o Verbo de Deus. E todos aqueles que são chamados a falar devem testemunhar em suas palavras e em suas ações as mesmas palavras e ações que nos encontram a mais de dois mil anos.
         Deus parou de falar quando entregou-nos seu Filho Jesus para Ele falar por Deus, pois Cristo é a Palavra de Deus, é a voz de Deus.
    O Padre Antonio Vieira pergunta-se no seu sermão da sexagésima: "Antigamente convertia-se o mundo, hoje por que não se converte ninguém?" E ele mesmo responde: "Porque hoje se pregam palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras".

            Essa é a grande dificuldade dos nossos tempos. Pregamos os pensamentos de Jesus, guardamos todas as palavras e citações bíblicas, mas nos esquecemos que o Evangelho só acontece quando ele parte para ação,quando ele encontra o outro.
           A grande dificuldade hoje é nós pregarmos com testemunho, com coerência de vida, não só com a voz dos lábios, mas com a voz do coração. O que mais sentimos falta hoje é de Verdade nas pregações, nas meditações, nos púlpitos, nas nossas conversas diárias.  Falamos Dele, mas não vivemos como Ele.
            Para falar ao vento, bastam palavras, mas para falar ao coração, são necessárias obras. A razão disto é porque as palavras ouvem-se, as obras veem-se; as palavra entram pelo ouvido, as obras entram pelos olhos, e a nossa alma rende-se muito mais pelos olhos que pelos ouvidos.
            Todos nós que falamos para alguém, todos nós que somos cristãos temos que ser A Palavra de Deus, viva e atuante no meio dos demais. Ainda citando o Padre Antônio Viera ele diz: “A nuvem tem relâmpago, tem trovão e tem raio: relâmpago para os olhos, trovão para os ouvidos, raio para o coração; com o relâmpago alumia, com o trovão se assombra, com o raio mata. Mas o raio fere a um, o relâmpago a muitos, o trovão a todos. Assim há de ser a voz do pregador, um trovão do Céu, que assombre e faça tremer o mundo”. Mas para isso é necessário viver o que se prega e falar o que se vive. Termino perguntando e respondendo: Porque é tão difícil pregar hoje em dia? Porque as palavras dos pregadores são palavras, mas não são palavras de Deus.


sábado, 21 de abril de 2012

O Tamanho do pecado esta no tamanho do nosso amor

           Tem uma frase que vai dizer assim: “O bem que Jesus alcançou com sua morte é maior que o dano causado pelo demônio com o pecado".
            Quantas e quantas vezes em nossas vidas nós achamos que a última palavra que nós podemos escutar dos céus é condenação? Quantas vezes as nossas forças ficam limitadas apenas nos nossos erros, apenas nas falhas que cometemos como "humanos" que somos?
      Mas só pensamos assim porque temos memória fraca. Esquecemo-nos que o nosso Deus é um Deus de misericórdia. Um Deus que nos enxerga com os olhos do coração, pois só com os olhos do coração é possível atravessar as imperfeições e alcançar a alma intacta que ele colocou em cada um de nós.
        Lembrar-se que nosso Deus é Pai é lembrar-se acima de tudo que ele nos olha pautado pelo Amor. Quem nos condena somos nós, Deus nos livra, nos perdoa, nos restaura. A condenação parte da liberdade do homem e a salvação parte do amor infinito de Deus por seus filhos.
       A experiência mostra que só é possível arrepender-se de alguma coisa quando se pode enxergar a possibilidade de fazer melhor. E quando estamos presos no pecado, com os olhos voltados para baixo, temos que buscar essa consciência de que meu erro pode ser apagado e minha possibilidade é fazer melhor aquilo que até então eu havia falhado.
            Pouco importa se o passarinho está preso com um fio grosso ou fino. Mesmo que o fio seja fino, se ele não consegue arrebentá-lo, ficará sempre preso e não poderá voar. O tamanho do nosso pecado está no tamanho do nosso amor. Se nós consideramos que nunca vamos vencer determinado erro por ele ser grande então o amor esta derrotado dentro de nós. Mas se possuirmos a Vitória que vem da Cruz, que vem com o perdão, então nós consideraremos mais que vencedores.
           “Cristo não nos salva de nossa humanidade, mas ATRAVÉS dela".   Sejamos humanos em busca do divino.

Meditação_ Senhor que eu veja


sexta-feira, 20 de abril de 2012

É preciosa e vivificante a cruz de Cristo



Ó preciosíssimo dom da cruz! Vede o esplendor de sua forma! Não mostra apenas uma imagem mesclada de bem e de mal, como aquela árvore do Paraíso, mas totalmente bela e magnífica para a vista e o paladar.
 É uma árvore que não gera a morte, mas a vida; que não difunde as trevas, mas a luz; que não expulsa do Paraíso, mas nele introduz. A esta árvore subiu Cristo, como um rei que sobe no carro triunfal, e venceu o demônio, detentor do poder da morte, para libertar o gênero humano da escravidão do tirano.
Sobre esta árvore o Senhor, como um valente guerreiro,ferido durante o combate em suas
mãos, nos pés e em seu lado divino, curou as chagas dos nossos pecados, isto é, curou a nossa natureza ferida pela serpente venenosa.
Se antes, pela árvore, fomos mortos, agora, pela árvore, recuperamos a vida; se antes, pela árvore, fomos enganados, agora, pela árvore, repelimos a astúcia da serpente. Sem dúvida, novas e extraordinárias mudanças! Em vez da morte, nos é dada a vida; em lugar da corrupção, a incorrupção; da vergonha, a glória.
Não é sem razão que o Apóstolo exclama: Quanto a mim, que eu me glorie somente na cruz  do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou
crucificado para o mundo (Gl 6,14). Pois aquela suprema sabedoria que floresceu na cruz,
desmascarou a presunção e a arrogante loucura da sabedoria do mundo; toda a espécie de bens maravilhosos que brotaram da cruz, extirparam inteiramente a raiz da maldade e do pecado.
 Já desde o começo do mundo, houve figuras e alegorias desta árvore que anunciavam e
Indicavam realidades verdadeiramente admiráveis. Repara bem, tu que sentes um grande desejo de saber:
Não é verdade que Noé, com seus filhos e esposas, e os animais de toda espécie, escapou da morte do dilúvio, por ordem de Deus, numa frágil arca de madeira?
 E o que dizer da vara de Moisés? Não era figura da cruz quando transformou a água em sangue, quando devorou as falsas serpentes dos magos, quando separou as águas do mar como poder do seu golpe, quando as fez voltar ao seu curso normal, afogando os inimigos e salvando aqueles que eram o povo de Deus?
Símbolo da cruz foi também a vara de Aarão, quando se cobriu de folhas num só dia para
indicar quem devia ser o sacerdote legítimo.Abraão também prenunciou a cruz, quando colocou seu filho amarado sobre o feixe de lenha.
 Pela cruz, a morte foi destruída e Adão recuperou a vida. Pela cruz, todos os apóstolos foram glorificados, todos os mártires coroados e todos os que crêem, santificados. Pela cruz, fomos revestidos de Cristo ao nos despojarmos do homem velho. Pela cruz, nós, ovelhas de Cristo,fomos reunidos num só rebanho e destinados às moradas celestes.
São  Teodoro Estudita, Liturgia das Horas - Oficio das Leituras