domingo, 22 de abril de 2012

Um trovão do Céu, que assombre e faça tremer o mundo

            Falar é uma particularidade do Ser Humano. O Homem foi feito pela Palavra. Jesus é o Verbo de Deus. E todos aqueles que são chamados a falar devem testemunhar em suas palavras e em suas ações as mesmas palavras e ações que nos encontram a mais de dois mil anos.
         Deus parou de falar quando entregou-nos seu Filho Jesus para Ele falar por Deus, pois Cristo é a Palavra de Deus, é a voz de Deus.
    O Padre Antonio Vieira pergunta-se no seu sermão da sexagésima: "Antigamente convertia-se o mundo, hoje por que não se converte ninguém?" E ele mesmo responde: "Porque hoje se pregam palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras".

            Essa é a grande dificuldade dos nossos tempos. Pregamos os pensamentos de Jesus, guardamos todas as palavras e citações bíblicas, mas nos esquecemos que o Evangelho só acontece quando ele parte para ação,quando ele encontra o outro.
           A grande dificuldade hoje é nós pregarmos com testemunho, com coerência de vida, não só com a voz dos lábios, mas com a voz do coração. O que mais sentimos falta hoje é de Verdade nas pregações, nas meditações, nos púlpitos, nas nossas conversas diárias.  Falamos Dele, mas não vivemos como Ele.
            Para falar ao vento, bastam palavras, mas para falar ao coração, são necessárias obras. A razão disto é porque as palavras ouvem-se, as obras veem-se; as palavra entram pelo ouvido, as obras entram pelos olhos, e a nossa alma rende-se muito mais pelos olhos que pelos ouvidos.
            Todos nós que falamos para alguém, todos nós que somos cristãos temos que ser A Palavra de Deus, viva e atuante no meio dos demais. Ainda citando o Padre Antônio Viera ele diz: “A nuvem tem relâmpago, tem trovão e tem raio: relâmpago para os olhos, trovão para os ouvidos, raio para o coração; com o relâmpago alumia, com o trovão se assombra, com o raio mata. Mas o raio fere a um, o relâmpago a muitos, o trovão a todos. Assim há de ser a voz do pregador, um trovão do Céu, que assombre e faça tremer o mundo”. Mas para isso é necessário viver o que se prega e falar o que se vive. Termino perguntando e respondendo: Porque é tão difícil pregar hoje em dia? Porque as palavras dos pregadores são palavras, mas não são palavras de Deus.


Um comentário:

  1. Bela pergunta amigo...uma pergunta que primeiramente requer a nossa reflexão...àqueles que estão de certa forma engajados fielmente na Igreja.Pois oque adiantam palavras sem testemunho....Fcd! Esdra Lima

    ResponderExcluir