Essa semana, veremos brevemente e de maneira bem simples o Veni Criator, paragrafo por paragrafo, fazendo uma breve meditação para nosso dia.
Vinde Espírito Criador, a nossa
alma visitai
e enchei os corações com vossos
dons celestiais.
Da mesma forma que Deus soprou
nas narinas de Adão para lhe gerar vida, o Espírito Santo sopra no Pentecostes
para nos fazer criaturas novas.
O Papa vai dizer em uma de suas
homilias que o Pentecostes é, também, a festa da criação. E para Ele nos criar
necessitamos de sua permanência. Uma grandiosa obra não se faz de uma hora para
outra, requer trabalho, sacrifícios, fé, ainda mais se esse empreendimento
chama-se "eu".
O problema não é a visita do Espírito
Santo, isso é a solução. Mas acontece que deixamos Ele ir embora da mesma forma
que chegou.
Não precisamos de visitas,
precisamos de morada, de sermos lares do espírito de Deus, pois a ultima coisa
que nos queremos quando recebemos uma grande visita é a sua despedida. Da mesma
forma: o espírito santo não tem que ser pessoa de fora, mas sim, pessoa de
casa, gente da nossa família.
Que nesse Pentecostes possamos
encher os nossos corações com os dons celestes e acima de tudo, não
esconde-los, mas coloca-lós em pratica. Os dons que Deus nos concede através do
Paraclito devem ser exercitados e usamos sem medidas, pois são presentes de
Deus para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário