segunda-feira, 21 de maio de 2012

_Pentecostes, festa da Criação

Essa semana, veremos brevemente e de maneira bem simples o Veni Criator, paragrafo por paragrafo, fazendo uma breve meditação para nosso dia.



Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.



      Da mesma forma que Deus soprou nas narinas de Adão para lhe gerar vida, o Espírito Santo sopra no Pentecostes para nos fazer criaturas novas.
      O Papa vai dizer em uma de suas homilias que o Pentecostes é, também, a festa da criação. E para Ele nos criar necessitamos de sua permanência. Uma grandiosa obra não se faz de uma hora para outra, requer trabalho, sacrifícios, fé, ainda mais se esse empreendimento chama-se "eu".
      O problema não é a visita do Espírito Santo, isso é a solução. Mas acontece que deixamos Ele ir embora da mesma forma que chegou.
      Não precisamos de visitas, precisamos de morada, de sermos lares do espírito de Deus, pois a ultima coisa que nos queremos quando recebemos uma grande visita é a sua despedida. Da mesma forma: o espírito santo não tem que ser pessoa de fora, mas sim, pessoa de casa, gente da nossa família.
      Que nesse Pentecostes possamos encher os nossos corações com os dons celestes e acima de tudo, não esconde-los, mas coloca-lós em pratica. Os dons que Deus nos concede através do Paraclito devem ser exercitados e usamos sem medidas, pois são presentes de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário