segunda-feira, 7 de maio de 2012

_Perdoar é ação, não emoção


                Aquele que não perdoa não descobriu o verdadeiro e profundo, repito, profundo mistério do amor de Deus. Pois muitas vezes nós conhecemos a superfície do oceano amoroso que é Deus e nos esquecemos que alem dele ser vasto ele é profundo e sendo profundo é necessário uma imersão incansável até onde nossas forças conseguirem chegar.
        Como nós não vamos perdoar os outros se o primeiro a ser perdoado fomos nós? Jesus nos perdoou primeiro. Tanto que o Papa vai nos lembrar na sua mensagem para o dia mundial de orações pelas vocações que estamos sempre atrasados no amor para com Deus, porque Ele nos amou primeiro.
       De que valeu a Cruz se nós não conseguimos pronunciar as mesmas palavras Dele no púlpito final: "Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem".
       Agora, aqueles que não perdoam possuem um amor egoísta, pois quando amamos assim, os nossos amigos só existem para que possamos ama-los e por tanto não conseguimos suportar o erro. Pensamos: "Ele nasceu para me amar, não para errar comigo". Mas se Deus tivesse tido esse mesmo pensamento que nós, que possuímos como pessoas egoístas que somos, nós ainda estaríamos nas trevas e não teríamos encontrado o céu.
     Se não houvesse o olhar do Pai, seus filhos, nós, ainda estaríamos presos e mergulhados na iniquidade. Deus viu o profundo, não se prendeu nas mesquinharias nossas nem parou o tempo no erro, mas viu o além, viu a nossa santidade empoeirada.
       Perdoar não está no sentimento, mas na ação do dizer. Porque muitos pensam que perdão é esquecimento, mas na verdade perdoar é amadurecimento.
       Perdoe como o Pai dos céus te perdoou através de seu Filho na cruz e sentirá o céu tocando na terra por alguns segundos, enquanto estiveres dizendo: Eu te perdoo.

Um comentário: